Leitura afetiva

Leitura Afetiva

A Leitura Afetiva é um método desenvolvido por Eduardo Guimarães  que parte da concepção de que um livro é um corpo. Daí o nosso foco em abrir com a autora/autor um diálogo afetivo, e lançar um olhar sensível ao corpo-texto que se apresenta.

Em outras palavras, trata-se de um método de acompanhamento do processo criativo da autora/autor e seus originais, até o texto tornar-se um livro, pronto para encontrar o corpo-leitor. A Leitura Afetiva é mediada por profissional com conhecimentos específicos em literatura e livros. Normalmente, acontece nas seguintes etapas:

 

1. A autora/autor entrega os originais e recebe a primeira Leitura Afetiva, por escrito, a respeito de seu texto. Trata-se de um momento inicial, no qual são apontados aspectos gerais da obra e do modo como ela se apresenta. Recebem apontamentos os elementos temáticos e formais do texto, com o intuito de revelar à autora/autor um pouco de como seu texto afeta, ou que efeitos causa em um leitor/leitora experiente.


2. Depois da Leitura Afetiva inicial, costumamos abrir uma série de 4 encontros. O teor desses encontros varia, pois são um mergulho direto no texto e no processo criativo da autora/autor, em sua singularidade. Entretanto, é comum que sejam aprofundados assuntos como procedimentos autorais, sequências de texto, coesão, divisões do livro, e questões envolvendo o corpo-livro, como tamanho e formato.

 

O objetivo da Fábrica de cânones é que, com os encontros firmados na Leitura Afetiva, a autora/autor aprofunde a consciência do próprio processo criativo e se reconheça em seu texto, isso é, expresse sua voz autoral, chegando, de modo orgânico, a um livro pronto para ser publicado.